Capacidade ociosa como meio de pagamento

capacidade ociosa

Capacidade ociosa como meio de pagamento

O equilíbrio entre a produção e a comercialização tem importância estratégica na otimização dos recursos de uma empresa. Infelizmente, para a maioria das companhias, encontrar essa equiparação não é tarefa simples. Tanto é, que a maior parte dos negócios não consegue vender toda sua produção ou capacidade produtiva.

 

O que é a capacidade ociosa de uma empresa?

Denomina-se capacidade ociosa a diferença entre o volume vendido e o total que seria possível produzir e vender durante aquele mesmo período. Em outras palavras, a capacidade ociosa é a não otimização dos processos produtivos e comerciais. Por isso, ela representa menos lucros para a empresa – e até mesmo mais custos, uma vez que há, entre outras despesas, gastos com o pagamento de salário de funcionários sem ocupação e com a manutenção de máquinas inativas e de estoques parados que podem se desvalorizar no mercado com o decorrer do tempo.

 

O que é custo marginal?

Conceito vindo das Ciências Econômicas e Administrativas, o custo marginal é o custo que a empresa tem para produzir e comercializar mais uma unidade de seu produto e/ou serviço. Por exemplo: ao ocupar mais um de seus quartos, um hotel terá um custo adicional que representa uma pequena fração da conta de luz, da conta de água, dos gastos com produtos de limpeza etc. Isto é, cada vez que o estabelecimento vende mais uma diária, ele tem um custo adicional, porém, trata-se de um gasto muito baixo, pois ele já possui uma capacidade instalada, coberta pelos custos fixos da empresa.

Inevitavelmente, há custo para vender e lucrar sobre a capacidade ociosa; no entanto, estes custos são marginais sendo, normalmente, bem mais baixos do que o custo médio de produção e de entrega de um produto ou serviço.

Comercializando a capacidade ociosa apenas com custos marginais, a empresa obterá lucros a partir da utilidade marginal de seus produtos e/ou serviços, ou seja, aumentará sua rentabilidade vendendo as unidades que já possui capacidade para entregar, sem aumentar os custos fixos da companhia.

Por isso, dizemos que quando a utilidade marginal do produto e/ou serviço e o valor da capacidade ociosa são altos, existe um grande potencial de otimização dos recursos da empresa.

 

Quais as alternativas para rentabilizar a capacidade ociosa de uma empresa?

Um dos grandes desafios das empresas é encontrar estratégias e oportunidades de comercialização da capacidade ociosa.

Uma das alternativas encontradas por muitas companhias tem sido a permuta, isto é, utilizar essa capacidade ociosa como meio de pagamento para adquirir produtos ou serviços essenciais à empresa, como: publicidade, marketing, contabilidade, assessoria jurídica, recrutamento e seleção, organização de eventos, benefícios para clientes e funcionários etc.

Quando se pensa em permuta, normalmente a primeira ideia que vem à mente é uma troca direta de produtos ou serviços com uma empresa. Porém, nem sempre esse processo é fluido, uma vez que pode ser difícil alinhar a precificação e os interesses de compra de ambas as partes. Por isso, com o propósito de dinamizar e facilitar essas operações, foram criadas redes de negócios de permutas multilaterais como a Tradaq.

A Tradaq é uma Rede de empresas selecionadas, dispostas a comercializar suas capacidades ociosas sem receber dinheiro. O diferencial é que a empresa vendedora não precisa adquirir um produto ou serviço da companhia compradora, como em uma operação de permuta bilateral. O valor da venda pode ser utilizado para comprar de outras empresas da Rede, dinamizando e aumentando o potencial de negócios das companhias. Além disso, as empresas que participam da Tradaq ainda contam com o apoio de profissionais que se dedicam a impulsionar e a acompanhar os negócios realizados dentro da Rede.

 

Quais são os benefícios de utilizar a capacidade ociosa de uma empresa como meio de pagamento?

  • Pagamento com o que “sobra” ─ capacidade ociosa ─ e não com o que “falta” ─ dinheiro.
  • Economia de dinheiro, que pode ser reinvestido em atividades com risco de serem suspendidas por falta de recursos.
  • Redução dos custos de administração do estoque ou dos serviços não comercializados (por exemplo, aluguel de armazém, limpeza, seguro etc.).
  • Conquista de novos clientes, que podem, posteriormente, indicar os produtos e serviços da empresa a terceiros.
  • Redução dos custos no processo de comercialização, uma vez que a venda é facilitada com o apoio dos profissionais da Tradaq.
  • Compra e pagamento de produtos e serviços a custo marginal de produção em vez do preço de mercado.

 

Uma aplicação muito rentável é utilizar parte da capacidade ociosa para contratar serviços de Publicidade e Propaganda e, assim, aumentar vendas em dinheiro.

Em suma, quando uma empresa paga com seus produtos e/ou serviços não comercializados está pagando com o custo marginal de produção dessas novas unidades, tornando a compra muito mais econômica, mesmo se comparada a compras com descontos tradicionais.

 

Por que utilizar a capacidade ociosa como meio de pagamento?

Ao utilizar a capacidade ociosa como meio de pagamento, a empresa elimina despesas em dinheiro, melhora o fluxo de caixa e reduz custos de administração.

 

Tradaq: mais do que permuta, um meio de pagamento inteligente!

 

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA TRADAQ

PERMUTA: UMA PRÁTICA REPLETA DE BENEFÍCIOS E CADA VEZ MAIS COMUM

CONTE COM A TRADAQ PARA CONTRATAR SERVIÇOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO PARA A SUA EMPRESA

ORGANIZE SEU EVENTO CORPORATIVO OU SOCIAL COM A TRADAQ!

COM A TRADAQ VOCÊ TURBINA O MARKETING DE SUA EMPRESA!

REDUZA CUSTOS E AUMENTE A PRODUTIVIDADE DE SEU NEGÓCIO INVESTINDO POR MEIO DA TRADAQ

DOUTOR TRADAQ: CUIDE DA SAÚDE POR MEIO DA REDE